Viajar connosco é conhecer o nosso território.
“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza. Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta.”
(Miguel Torga, Diário XII).
Etapas da Rota: Pelo Douro Histórico
1ª Etapa [Partida] - Vila Real
Crescida num planalto situado na confluência dos rios Corgo e Cabril, a cidade está enquadrada numa bela paisagem natural (Escarpas do Corgo), tendo como pano de fundo as serras do Alvão e do Marão. Ao longo de mais de setecentos anos de existência, Vila Real ganhou os contornos que tem hoje, uma cidade de belos monumentos, onde se destacam os templos e as casas nobres, com os seus brasões bem à vista, algo que levou a que, outrora, fosse conhecida como a Corte de Trás-os-Montes.
2ª Etapa - Santa Marta de Penaguião
Sede de concelho, Santa Marta de Penaguião é uma bonita Vila rodeada de uma paisagem magnífica, caracterizada pelos socalcos cultivados de vinha, e pelo Rio Corgo, que confere uma beleza única ao conjunto, enriquecido com o património arquitectónico, como a Igreja Paroquial com uma original torre sineira, o Pelourinho ou os muitos Moinhos existentes por toda a região, uns comunitários outros domésticos, e da actividade agrícola que se mantém ao longo dos anos.
3ª Etapa - Mesão Frio
4ª Etapa - Peso da Régua
Localizada junto ao rio Douro, Peso da Régua ou apenas Régua, é uma cidade que desde sempre esteve ligada à produção vinícola e consequente comercialização dos vinhos de feitoria e Porto. As muitas casas senhoriais, os pequenos palacetes e grandes quintas rurais, os monumentos e os organismos aí sediados, Casa do Douro e o recente Museu do Douro, demonstram a riqueza que esta produção trouxe a esta terra contribuindo para que a mesma seja conhecida por ser a capital da Região Demarcada do Douro.
5ª Etapa - Tabuaço
6ª Etapa - Alijó
Concelho essencialmente agrícola, estende-se desde a margem direita do rio Douro até aos limites do concelho de Murça e, ainda, entre os rios Tinhela, Tua e Pinhão. Rios, montanhas e vales, são a essência da paisagem de Alijó, a que as vinhas dão um toque final de requinte estético, oferecendo a quem as contempla um espectáculo inesquecível.