PTIS – Projeto Transnacional de Inclusão Social

Este projeto de preparação de cooperação transnacional pretende valorizar os recursos endógenos e ainda os elementos identitários das regiões em causa, nomeadamente nas áreas da inclusão social e a agricultura familiar, daí a importância de formar parcerias com agentes locais nacionais, bem como de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Assim, além da intenção de criar parcerias para o desenvolvimento da cooperação, os principais objetivos são os seguintes:

Promover atitudes empreendedoras, o autoemprego e o empreendedorismo, com recurso à Metodologia CRER (Criação de Empresas em Espaço Rural);
Promover a agricultura familiar, bem como a criação de circuitos de produção, divulgação e comercialização de produtos locais;
Promover a integração social numa perspetiva de envolvimento comunitário das crianças e jovens;
Promover a capacitação das famílias;
Capacitar crianças e líderes através de atividades dirigidas àquele público-alvo;
Promover a proteção dos direitos das crianças e jovens, com apadrinhamento de crianças dos países africanos por jovens portugueses;
Desenvolver ações de apoio técnico à auto-organização dos habitantes – Educar e desenvolver através do artesanato.

Constitui-se ainda como objetivo a chamada de atenção aos jovens para as problemáticas que se continuam a registar em termos sociais, seja em países subdesenvolvidos como desenvolvidos, a sensibilização e mobilização para a sua participação na resolução dos mesmos.
Com esta partilha de conhecimentos e transferências de experiências, pretende-se criar as condições essenciais para um processo importante de qualificação dos territórios como forma de desenvolvimento social e económico dos territórios envolvidos.

Este projeto é financiado pelo FEADER – Medida 10.3 do PDR2020, sendo o território de intervenção o mesmo do DLBC.

Investimento Total – 85 000,00€
Co-financiamento FEDER – 76 500,00€

O PTIS é um projeto de cooperação transnacional cofinanciado pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), no âmbito da Operação 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL.

Tem como principais objetivos promover as atitudes empreendedoras, a agricultura familiar, a integração social de crianças e jovens, a capacitação das famílias e a proteção dos direitos das crianças e jovens, em Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Através deste concurso, pretende-se que os jovens dos 7 municípios abrangidos pela Cooperação do PDR2020 da DOURO HISTÓRICO (Alijó, Mesão Frio, Murça, Sabrosa, Sta Marta de Penaguião, Peso da Régua e Vila Real) apresentem projetos de âmbito social e inovador, possíveis de implementar em Cabo Verde.

O regulamento do concurso prevê qual o orçamento máximo que devem considerar e apela à inovação. O Júri irá selecionar 2 jovens com o melhores projetos de cada município.

O DOURO HISTÓRICO define o Cronograma do presente Concurso, estabelecendo as seguintes datas:
Divulgação do Concurso – Dezembro de 2019
Inscrição – 1ª Fase de Concurso – até Fevereiro 2020 (Alargado o prazo de inscrição)
Entrevista – 2ª Fase de Concurso – Fevereiro e Marco 2020
Candidatura – 3ª Fase de Concurso – Março e Abril 2020
Divulgação de resultados – Maio 2020
Bootcamp (Ilha do SAL – CABO VERDE) – Junho 2020

Formulário de Pré-inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd-IbQPTep-pCkqaeT2y45dsD_O8O8YPQc29xXTQ6x4sWgpCA/viewform

Regulamento do Concurso: regulamento_direito_a_direitos_v3

 

Conscientes das dificuldades e no que podemos contribuir para tornar melhor a vida das pessoas mais desfavorecidas, a Associação Douro Histórico está a organizar uma campanha de recolha de
Livros e material escolar Computadores e monitores, Brinquedos, livros e jogos infantis, Vestuário e calçado de adulto, criança e bebé, Equipamento e material desportivo, Bicicletas de criança e adulto, Artigos para o lar, Ferramentas agrícolas a ser enviado e distribuído pelas famílias mais carenciadas em S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde,

DIVULGUE e PARTILHE!
Um gesto, por mais pequeno que seja, pode sempre fazer a diferença!
Entre em contacto connosco (259931160/936162141).

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto de cooperação da Associação Douro Histórico e Adrimag: PTIS – Projeto Transnacional de Inclusão Social – e é apoiado na medida Abordagem Leader do programa PDR2020.

A Associação Douro Histórico recebeu a 28 de Fevereiro 2022 visita da delegação da Câmara Distrital de Caué de S. Tomé e Príncipe. Composta pelo Presidente da Assembleia Distrital, Leonel Andreza, Presidente da Câmara, Firmino Raposo e Vereador da Infraestrutura e Meio Ambiente, Clésio Hilário, a comitiva visitou e reuniu com os Presidentes de Câmara dos Municípios de Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Estes encontros tiveram como objetivo o reforço dos Acordos de Cooperação a nível Autárquico e na apreciação das oportunidades que Caué pode encontrar nestes municípios, nomeadamente nas questões ligadas à educação e formação profissional dos seus recursos humanos com especial ênfase para a sua jovem população.

Mais informação e fotos dos encontros

 

Comments are closed.