3G – Geoeducação, Geoconservação, Geoturismo

Este projeto visa a cooperação entre territórios que partilham características semelhantes, nomeadamente, o facto de serem territórios com alto valor natural, paisagístico, geológico, cultural, através da existência de Geoparques (Arouca Geopark, Terra de Cavaleiros Geopark e Açores Geopark, Araripe Geopark(Brasil)), aspiring Geopark Seridó(Brasil), territórios certificados com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (Montanhas Mágicas, Parque Natural do Alvão, Krkonose National Park, Rep Checa e Metshalitus, Finlândia) representados nesta parceria pela Federação EUROPARC, e o GAL Cișmeaua Sudului que atua numa região com elevado potencial turístico. Com este projeto, almeja-se o desenvolvimento de metodologias e, concretamente, atividades no âmbito dos 3 pilares: geoconservação, geoeducação e geoturismo.

Assim, além da intenção de criar parcerias para o desenvolvimento da cooperação, os principais objetivos são os seguintes:

● Promover o trabalho em rede e a cooperação com outros Geoparques e Áreas Protegidas;
● Contactar com boas práticas promovidas por outras áreas protegidas e/ou classificadas e desenvolver ações/atividades no âmbito do geoturismo, geoeducação e geoconservação;
● Consolidar as identidades territoriais e as imagens de marca dos diferentes territórios;

● Promover a formação dos agentes locais nas áreas do geoturismo, geoeducação e da geoconservação;
● Realizar ações de sensibilização com vista à mobilização de

Este projeto é financiado pelo FEADER – Medida 10.3 do PDR2020, sendo o território de intervenção o mesmo do DLBC.

Investimento Total – 86 341,30€
Co-financiamento FEDER – 77 707,17€

Nos dias 09 e 10 de outubro de 2019, realizou-se a primeira reunião nacional do Projeto Cooperação 3G – Geoturismo, Geoeducação e Geoconservação, no âmbito da medida 10.3 do PDR2020, financiado pelo FEADER, que contou com a presença, para além da ADRIMAG, de elementos dos GAL DESTEQUE – Associação de Desenvolvimento da Terra QuenteDOURO HISTÓRICOADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos AçoresGRATER – Associação de Desenvolvimento Regional e ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento, as três últimas sedeadas nos Açores.

Este projeto visa a cooperação entre territórios que partilham características semelhantes, nomeadamente, o facto de serem territórios com alto valor natural, paisagístico, geológico, cultural, através da existência de Geoparques (Arouca GeoparkTerra de Cavaleiros Geopark e Açores GeoparkAraripe Geopark(Brasil)), aspiring Geopark Seridó(Brasil), territórios certificados com a Carta Europeia de Turismo Sustentável (Montanhas MágicasParque Natural do Alvão), a Federação EUROPARC, e o GAL Cișmeaua Sudului, da Moldávia. Com este projeto, almeja-se o desenvolvimento de metodologias e, concretamente, atividades no âmbito da geoconservação, geoeducação e geoturismo.

No dia 09 de outubro decorreu a reunião de trabalho com os parceiros, durante a qual se fez um balanço da execução do projeto e se procedeu à calendarização das próximas atividades e definição de tarefas. Durante o dia 10, realizaram-se visitas a alguns geossítios emblemáticos do Arouca Geopark, com vista ao contacto com o trabalho realizado por este no âmbito do geoturismo, geoeducação e geoconservação.

Em atualização

Maio 2022 - Visita Técnica ao Geoparque dos Açores

De 14 a 18 de maio de 2022, realizou-se a vista técnica ao Geoparque dos Açores mais concretamente nas ilhas de S. Miguel, Corvo e Flores. Contou com a presença para além do Douro Histórico, os elementos dos Gal´s parceiros Desteque, Rude, Adelo, Adeliaçõr, Grater e Arde.

Comments are closed.