Criada em 1991, a Associação do Douro Histórico nasceu da tomada de consciência por parte dos agentes locais da região duriense, privados e públicos, de que o processo de desenvolvimento rural foi e é uma necessidade emergente e que com uma iniciativa enérgica, enraizada na sociedade local, feito com as pessoas, pelas pessoas e para as pessoas poderia vir a ser desenvolvido.

É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, tendo, em consonância com o artigo 3º dos seus estatutos, como objecto principal a promoção do desenvolvimento integral e integrado das populações abrangidas pela respectiva área social, contribuindo para a conservação, valorização, estudo e divulgação dos bens culturais imóveis e móveis, bem como de todo o património público e privado. O território de intervenção abrange a área geográfica correspondente à NUT III Douro.

Os seus principais associados compreendem as autarquias da sua área de intervenção e outras entidades públicas, privadas colectivas e individuais que desempenham um papel relevante na consecução do seu objecto.

De entre as actividades desenvolvidas, sobressai a gestão dos fundos comunitários que visam apoiar projectos de desenvolvimento rural na procura da melhoria da qualidade de vida através do reforço do sistema produtivo, da capacidade de iniciativa e de empreendimento empresarial, a valorização e diversificação da actividade económica local, a preservação e valorização do património construído, natural e cultural.