A iniciativa comunitária LEADER II teve como objectivos permitir aos agentes e territórios rurais valorizar as suas próprias potencialidades, contribuir para o desenvolvimento económico, social e cultural do meio rural, suscitar um espírito de cooperação entre os actores locais, sensibilizar a população para a riqueza do património da região, responsabilizando-as pela sua preservação e valorização e criar hábitos de convívio entre a população local, favorecendo os contactos entre os residentes e os visitantes.
A estratégia de desenvolvimento a implementar no território teve subjacente os pressupostos:
– Necessidade de fixar a população jovem, especialmente jovens quadros;
– Necessidade de valorizar o potencial endógeno, aumentando o valor acrescentado dos produtos regionais e promovendo o Turismo em Espaço Rural;
– Necessidade de valorização dos recursos humanos, através da formação profissional.
Os objectivos a atingir eram:
– Dinamização da iniciativa local
– Diversificação das oportunidades e dos serviços
– Promoção na instalação de novas competências e capacidades
– Divulgação no mercado externo das potencialidades da região
– Valorização da produção local, promovendo o “marketing” e a comercialização dos produtos locais de qualidade
Os projectos a desenvolver consubstanciavam-se nas seguintes Tipologias de acções a desenvolver:
1 – Apoio técnico ao desenvolvimento rural
1.1 – Novas tecnologias de informação
1.1.1 – Rede de informação telemática
1.1.2 – Centro de informação regional
1.2 – Apoio técnico ao mundo rural
1.2.1 – Centro de multiserviços
2 – Formação profissional específica e ajudas à contratação
2.1 – Formação profissional
2.1.1 – Formação de promotores e trabalhadores
2.2 – Formação de animadores
2.2.1 – Formação/reciclagem de animadores para o desenvolvimento
2.3 – Ajudas à contratação
2.3.1 – Apoio à criação de empregos especializados
3 – Apoio à diversificação das actividades económicas
3.1 – Turismo em meio rural
3.1.1 – Alojamento e infraestruturas
3.1.2 – Animação turística
3.1.3 – Recuperação de património histórico
3.1.4 – Infraestruturas públicas de apoio ao turismo.
3.2 – Artesanato
3.2.1 – Promoção/criação de produtos artesanais
3.3 – Modernização do sector empresarial – PME´s
3.3.1 – Oficinas técnicas
3.3.2 – Desenvolvimento/valorização dos produtos locais
4 – Valorização e comercialização das produções agrícolas, silvícolas e da pesca local
4.1 – Espécies animais autóctones
4.1.1 – Promoção das raças autóctones
4.2 – Variedades vegetais nacionais
4.2.1 – Promoção e desenvolvimento de espécies vegetais
4.3 – Produtos da agro-indústria familiar
4.3.1 – Valorização e inovação de produtos agro-industriais
5 – Preservação e valorização do ambiente natural e da qualidade de vida
5.1 – Preservação e valorização do ambiente
5.1.1. – Educação ambiental
5.1.2 – Valorização/reutilização de resíduos
5.2 – Preservação e valorização da qualidade de vida
5.2.1 – Áreas de utilidade pública
6 – Acções de cooperação
6.1 – Cooperação nacional
6.1.1 – Acções de cooperação regional
6.2. – Cooperação transnacional
6.2.1. – Acções de cooperação transnacional
7 – Outros
7.1 – Actividades sócio-culturais
7.1.1. – Animação local
7.1.2 – Infraestruturas sócio-culturais
7.1.3 – Revitalização de actividades sócio-culturais
7.2 – Promoção e animação
7.2.1 – Acções de promoção
8 – Funcionamento do GAL
8.1 – Grupo de Acção Local
8.1.1 – Remunerações
8.1.2 -Despesas de funcionamento
8.1.3 -Equipamento do GAL
8.1.4 -Estudos