PITOS DE SANTA LUZIA

Ex-voto é a simplificação de uma expressão latina que significa: dado ou oferecido por promessa feita. Desde tempos muito antigos que os povos oferecem aos deuses e aos santos pequenos objectos como reconhecimento por alguma benessa concedida.

É uma tradição muito enraizada no culto religioso, hoje com expressão significativa nos diversos objectos de cera que podemos ver junto dos altares ou templos.

Misto de devoção e Fé, os ex-votos são também uma manifestação de criação artística do povo que testemunham não apenas a sua religiosidade como ainda nos fornecem elementos importantes acerca da vida das comunidades desse tempo.

São em geral pequenos quadros que reproduzem uma cena singela que representa invariavelmente uma graça recebida em momento de aflição, caso de doença grave ou ameaça de naufrágio. Elemento comum a todos os painéis é a imagem da santa a quem se invocou protecção e uma legenda que descreve o milagre ocorrido.

Os painéis votivos são, por esse facto, testemunho de Fé e documento comprovativo da acção milagrosa do santo a quem o povo dedicou a sua devoção. Mas, são de igual modo uma manifestação artística que, na sua simplicidade, nos documentam com grande frequência os modos de vestir das suas gentes, o aspecto das suas casas ou os barcos que outrora utilizavam…

Comments are closed.