A ASSOCIAÇÃO DOURO HISTÓRICO, ADH, / Grupo de Acção Local, GAL, na gestão dos instrumentos de financiamento do Programa LEADER, tem tido um papel importante na dinamização e qualificação do turismo na região do Douro, designadamente nos apoios à criação de microempresas e no aumento da capacidade de alojamento no espaço rural.
Na componente da diversidade da atividade económica e no cumprir das regulamentações e funcionalidades atribuídas, a ADH/GAL, no que respeita às candidaturas apresentadas, registou um investimento total a rondar os 4,8 milhões de euros e uma comparticipação a fundo perdido pelo LEADER de cerca 2,9 milhões de euros. Neste contexto, a capacidade de alojamento da região foi aumentada em 120 quartos e de acolhimento para mais 260 pessoas, tendo como reflexo a criação, directa e indirecta de dezenas de postos de trabalho. Números significativos referentes a mais de duas décadas de trabalho e cujos montantes foram aplicados na criação, construção, modernização e qualificação de espaços destinados ao alojamento no espaço rural nas categorias de Turismo de Habitação, Agroturismo e Casa de Campo.
Foram beneficiados com estas medidas de apoio comunitário, entre outras, as candidaturas da Casa da Portela (Pópulo), Casa de Trigueira (Santa Eugénia), Casa de Casal de Loivos, Casas da Quinta de Merouço (Castedo do Douro), Casas de Campo de Vila Marim (Vila Marim), Casa do Lobo à Serra (Sedielos), Casa de Nossa Senhora do Carmo (Fontelas), Casa dos Ribeiros/Quinta da Pitarrela (Vilarinho dos Freires), Casa de Gouvães (Gouvães), Morgadio da Calçada (Provezende), Quinta Manhas Douro (Provezende), Casa dos Barros (Sabrosa), Quinta do Cabril (S. Martinho de Anta) , Casa do Adro (Parada do Pinhão), Casa Cimeira (Valença do Douro), Casa dos Rui´s (Tabuaço), Quinta do Monte Travesso (Tabuaço), Quinta da Corujeira (Nogueira) e Casa de Campo de S.João (Lamares).
A Associação do Douro Histórico, ADH, / Gabinete de Apoio Local, GAL, no âmbito da sua Estratégia Local de Desenvolvimento, continua na área do seu território (Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Murça, Alijó e Vila Real), a apoiar e a promover projetos de investimento que visem o desenvolvimento sustentando do território incentivando a criação do emprego e a fixação da população.