O Douro não é só vinhas e vinho, é essencialmente as suas gentes, as suas tradições, a sua Paisagem e a sua História.
Confundindo-se com o rio do mesmo nome, esta região nasce e vive intimamente ligado a ele. Mas apesar de outrora ter sido apenas uma via de comunicação, levando um tão afamado néctar que conhecemos como vinho do Porto, contribuindo e divulgando desta forma a nossa genuinidade ao exterior, é hoje não só uma via mas um pólo de atracção turística que importa conservar e divulgar.
Esta região com um perfil cultural e turístico perfeitamente manifestado, com as suas Quintas, Rotas e Vinhos, Romarias e Tradições, Gastronomia e Paisagem, elementos que mesmo individualmente são só por si chamamentos, tornam-se colectivamente aquilo a que Miguel Torga chamou de “Reino Maravilhoso”.
Rico em assimetrias e contrastes, o Douro e o seu vale apresentam-se como uma obra secular, resultado do trabalho e paixão pela terra de populações inteiras que conseguiram transformar solos rochosos e pouco férteis em fileiras de socalcos e vinha de onde nasceu e brota ainda o célebre Vinho generoso.
A este facto não é alheio a mais alta distinção internacional, como Património da Humanidade, atribuída pela Unesco ao nosso Douro Vinhateiro. Os seus muros e patamares de socalcos em Xisto de pedra posta, resultado de tanto suor e sacrifício do Homem Duriense, apresentam-se hoje como uma tela paisagística ímpar no panorama nacional e internacional.
Fica aqui o desafio, venha visitar o Douro e depois verá….